sexta-feira, 19 de julho de 2013

Série Escritores Renomados - Charles Spurgeon

Charles Spurgeon



Sua teologia fluía de sua experiência com Deus e com Sua Palavra. Sua vida espiritual e sua teologia eram uma mesma coisa. Charles Haddon Spurgeon (1834-1892), inglês, foi salvo aos 15 anos.

Charles Spurgeon (1834-1892). Nascido em Kelvedon, em 19 de junho de 1834. 


Pregou pela primeira vez com 17 anos. Aos 19 anos já era pastor na Park Street Chapel, em Londres. A princípio um lugar muito amplo, para mil e duzentas pessoas, porém frequentado por um pequeno grupo de fiéis. Em poucos meses o prédio não comportava mais a multidão e eles se mudaram para um outro auditório que comportava quatro mil e quinhentas pessoas!

A Igreja então resolveu alugar o Surrey Music Hall, o prédio mais amplo, imponente e magnífico de Londres, construído para diversões públicas. O culto inaugural deu-se em 19 de outubro de 1856. Quando o culto começou, o prédio no qual cabiam 12.000 pessoas estava superlotado e havia mais 10.000 fora que não puderam entrar! 

Uma terrível catástrofe ocorreu neste dia. Ao início do culto, pessoas diabólicas se levantaram gritando “Fogo! Fogo!”, provocando um grande alvoroço e um saldo de sete pessoas mortas e vinte e oito gravemente feridos. Isto não impediu que o interesse pelos cultos aumentasse. Em 1854, começou a construir o Metropolitan Tabernacle, que foi concluído em 1861, local que comportava uma média de 5.000 pessoas a cada culto dominical, isto perdurando pelos próximos 31 anos, pregando ali até a morte.

O irmão Spurgeon pregou em cidades de toda a Inglaterra e noutros países, como Escócia, Irlanda, Gales, Holanda e França. Pregava ao ar livre e nos maiores edifícios, em média oito a doze vezes por semana!

A teologia de Spurgeon fluía de sua experiência com Deus e com Sua Palavra. Sua vida espiritual e sua teologia eram uma mesma coisa. Era um devorador de livros. É conhecido como o “príncipe dos pregadores”.

Fonte: Heróis da Fe, Editora CPAD.

Nenhum comentário: